segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Essa semana na Internet um dos assuntos mais comentados, além da Luiza que voltou do Canadá, foi sem dúvida o SOPA e o PIPA. Foram muitas informações desencontradas, comentários e burburinhos em portais de notícias e redes sociais.Explicaremos para você o que está rolando.   
 
 
O que é SOPA e PIPA?
Falando de uma maneira geral, o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect Intellectual Property Act) são leis de combate a pirataria online que estão em debate no Congresso Americano. Se elas forem aprovadas, vão bloquear o acesso a sites que possuam conteúdo com Direitos de Autor não autorizados. Além disso, essas leis são fortemente apoiadas por empresas que se sentem prejudicadas com o compartilhamento de arquivos na Internet como, por exemplo, aquelas relacionadas com discos e filmes de Hollywood.

Se elas forem aprovadas, o que acontece?
O Governo Americano teria poder para fechar qualquer site suspeito de compartilhar arquivos sem a devida autorização do dono. Além disso, anunciantes, ou fornecedores de qualquer serviço de Internet estariam proibidos de fazer negócios com qualquer site suspeito de pirataria, inclusive fora dos EUA. Outra coisa que aconteceria seria que sites de busca como o Google seriam proibidos de mostrar resultados de busca referentes a sites suspeitos de compartilhar conteúdo pirata. Quem compartilhar material pirata teria risco de pegar penas de até 5 anos.

Mas afinal, qual é o problema?
Muitos dizem que, pelo fato da SOPA e da PIPA serem completamente mal redigidas, elas podem causar um efeito reverso, induzindo ainda mais a pirataria e a criação de meios para burlar as medidas dessas leis. Além disso, dizem que ela impede a evolução natural da Internet, com a sua força  para a introdução de softwares livres (não pagos) para seus usuários como, por exemplo, o Mozilla Firefox. Por fim, muitos acreditam que o problema não é o controle de conteúdos com copyright (com direitos autorais) sem autorização da Internet, mas sim o jeito que as leis agem em relação a isso. Elas acabam pegando outros ramos da Internet injustamente, sendo uma maneira de CENSURA. 

Últimas Notícias
Algo que deu o que falar essa semana foi com o site MegaUpload e a prisão de seus donos. Após esse acontecimento, o grupo de hackers Anonymous como represália invadiu os sites da Universal Music e da Justiça Americana. Além disso, ontem ele anunciou a invasão de sites do Distrito Federal. A retalhação aconteceu pois os donos do site não podem ser responsabilizados pelo conteúdo que seus usuários postam! O certo seria achar um meio de avaliar esse conteúdo de alguma maneira para verificar se há infração de copyright. Pois, se essas leis entrarem em vigor do jeito que estão escritas, os maiores sites da Internet serão fechados, alguns deles: 4Shared, MegaUpload, Youtube e até o RedTube viu senhores Fap Fap? #trollei
IMPORTANTE: Mas o que essas leis podem fazer é impedir o acesso desses sites pelo nome (http://megaupload,com), mas não por endereço IP (http://109.236.83.66). Cada site tem seu endereço IP, mas não é necessário sabê-lo quando acessamos por meio do nome deles. É ruim decorar esse número grande, mas por enquanto é único jeito de acessar.

É isso aí pessoal, espero que com essa breve explicação tenha dado para ter uma noção do que está acontecendo. Por enquanto, a discussão dessas leis foi adiada. Acredito que temos realmente que controlar o conteúdo postado que não foi autorizado por seu dono. Porém, não podemos impedir a evolução natural da Internet e descontrolar ainda mais a pirataria. SOPA e PIPA não são as maneiras certas de se fazer isso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Lincoln Templates Ah Pedobear Image Map